Formação
Formação e certificação de Técnicos de Trabalhos em Altura.
Listagem de Cursos
Acesso a Estruturas e Resgate
![Formação AE Formação AE](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-AE.jpg)
Acesso a Estruturas e Resgate
- Conteúdo Programático: legislação, regulamentação e diretivas; normas Europeias e Portuguesas; EPIs anti-queda; nós e amarrações; EPCs - linhas de vida verticais e horizontais (fixas e temporárias); manutenção dos EPIs anti-queda; cuidados específicos nos Trabalhos em Altura; progressão vertical e horizontal em estruturas; operações de resgate em altura: auto-resgate e resgate de outrem.
- Duração: 16 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
Acesso a Estruturas e Linhas de Vida
![Formação LV Formação LV](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-LV.jpg)
Acesso a Estruturas e Linhas de Vida
- Conteúdo Programático: legislação, regulamentação e diretivas; normas Europeias e Portuguesas; sistemas e componentes anti-quedas; nós e amarrações; EPCs - linhas de vida verticais e horizontais (fixas e temporárias); manutenção dos EPIs anti-queda; cuidados específicos nos Trabalhos em Altura; progressão vertical e horizontal em estruturas e coberturas.
- Duração: 8 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
Acesso a Espaços Confinados
![Formação EC Formação EC](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-EC.jpg)
Acesso a Espaços Confinados
- Conteúdo Programático: legislação, regulamentação e diretivas; normas Europeias e Portuguesas; EPIs anti-queda; nós e amarrações; EPCs - linhas de vida verticais e horizontais (fixas e temporárias); EPCs para acesso a espaços confinados; manutenção dos EPIs anti-queda; cuidados específicos nos Trabalhos em Altura; processos de trabalhos em espaços confinados; progressão em estruturas e em espaços confinados; operações de resgate através do guincho e quadripé.
- Duração: 16 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
Acesso por Cordas - Nível I
![Formação AC Formação AC](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-AC.jpg)
Acesso por Cordas - Nível I
- Conteúdo Programático: legislação, regulamentação e diretivas; normas Europeias e Portuguesas; EPCs e EPIs anti-queda; nós e amarrações; manutenção dos EPIs anti-queda; cuidados específicos nos Trabalhos em Altura de acesso por cordas; manobras de acesso por cordas - subida e descida de cordas, passagens de nós, passagem de corda, fracionamentos e progressão em teto; operações de resgate de vítimas no descensor.
- Duração: 16 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
Global Wind Organisation (GWO)
Basic Safety Training (BST)
Advanced Rescue Training (ART)
Basic Safety Training (BST)
![GWO BST TA GWO BST TA](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-BST-TA.jpg)
Work at Heights / Trabalhos em Altura
- Conteúdo Programático: legislação, regulamentação e diretivas; arneses; prevenção de quedas; sistemas anti-quedas; equipamentos de proteção individual anti-quedas; queda de objetos; medidas preventivas de lesões músculo-esqueléticas; trauma de suspensão; procedimentos de emergência; verificação pré-uso dos EPIs; equipamentos e manobras de resgate; simulações práticas.
- Duração: 16 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
![GWO BST FA GWO BST FA](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-BST-FA.jpg)
First Aid / Primeiros Socorros
- Conteúdo Programático: gestão de um incidente num parque eólico; exame primário da vítima; primeiros socorros em vítimas graves e emergentes; primeiros socorros em incidentes relevantes; simulações práticas.
- Duração: 8 horas (curso inicial) / 4 horas (reciclagem).
![GWO BST CEI GWO BST CEI](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-BST-CEI.jpg)
Fire Awareness / Combate e Extinção de Incêndios
- Conteúdo Programático: legislação e normas aplicáveis; fenomenologia da combustão; métodos de extinção; prevenção de incêndios; equipamento de extinção de incêndios numa turbina eólica; atuação sob um foco de incêndio.
- Duração: 4 horas.
![GWO BST MMC GWO BST MMC](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-BST-MMC.jpg)
Manual Handling / Movimentação Manual de Cargas
- Conteúdo Programático: lesões e sintomas da movimentação manual de cargas; exercícios de aquecimento; princípios de movimentação manual de cargas; simulações práticas.
- Duração: 4 horas.
![GWO EFA GWO EFA](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-EFA.jpg)
Enhanced First Aid / Primeiros Socorros Avançados
- Conteúdo Programático: legislação global e nacional; perigos e riscos; anatomia humana; resposta a catástrofes, acidentes e crises; exame primário da vítima; exame secundário da vítima; medicação de controlo da dor; telecomunicação médica; simulações práticas.
- Duração: 21 horas (curso inicial) / 14 horas (reciclagem).
Advanced Rescue Training (ART)
![GWO ART GWO ART](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-ART.jpg)
Hub, Spinner and Inside Blade Rescue
- Conteúdo Programático: plano de resgate e evacuação; medidas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas; estabilização cervical e imobilização da vítima; sistemas de resgate e evacuação; resgate da Blade - Hub (GWO-ART Hub Rescue); resgate da Spinner - Hub (GWO-ART Hub Rescue).
- Duração: 7 horas.
![GWO ART 3 GWO ART 3](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-ART-3.jpg)
Nacelle, Tower and Basement Rescue
- Conteúdo Programático: plano de resgate e evacuação; medidas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas; estabilização cervical e imobilização da vítima; sistemas de resgate e evacuação; resgate da Nacelle to the Base of the Tower (GWO-ART Nacelle Rescue); resgate de Enclosed Space (GWO-ART Nacelle Rescue); resgate de Crawl Space; resgate de Rescue Up.
- Duração: 14 horas.
![GWO ART 1 GWO ART 1](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-ART-1.jpg)
Single Rescuer: Hub, Spinner and Inside Blade Rescue
- Conteúdo Programático: plano de resgate e evacuação; medidas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas; estabilização cervical e imobilização da vítima; sistemas de resgate e evacuação; resgate Single da Blade - Hub (GWO-ART Hub Rescue); resgate Single da Spinner - Hub (GWO-ART Hub Rescue).
- Duração: 4 horas.
![GWO ART 2 GWO ART 2](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/GWO-ART-2.jpg)
Single Rescuer: Nacelle, Tower and Basement Rescue
- Conteúdo Programático: plano de resgate e evacuação; medidas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas; estabilização cervical e imobilização da vítima; sistemas de resgate e evacuação; resgate em Single da Nacelle to the Base of the Tower (GWO-ART Nacelle Rescue); resgate em Single de Enclosed Space (GWO-ART Nacelle Rescue); resgate em Single de Crawl Space; resgate em Single de Rescue Up.
- Duração: 4 horas.
Grupo de Trabalho para a Rede Móvel (GTRM) / Telecomunicações
![Formação GTRM Formação GTRM](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-GTRM.jpg)
UFCD 10674: Segurança no Acesso e Intervenção em Redes e Infraestruturas de Rede Móvel
- Conteúdo Programático:
- Princípios gerais de prevenção: atitudes proativas de segurança; enquadramento legal; deveres/obrigações do empregador e do trabalhador; acidentes de trabalho e doenças profissionais; identificação dos perigos; avaliação e controlo dos riscos; medidas de controlo (perigos e riscos); sinalização de segurança; equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e equipamentos de proteção individual (EPIs).
- Práticas de trabalho seguro: autorizações de trabalho; Diretiva estaleiro - plano de segurança e coordenação de segurança, ficha de procedimentos de segurança, planos de emergência, compilação técnica.
- Diretiva equipamentos de trabalho: obrigações legais; inspeções periódicas e diárias; manutenção e formação; consignação mecânica do equipamento; movimentação mecânica de cargas.
- Riscos relevantes da atividade: físicos (campos eletromagnéticos, movimentação manual de cargas); químicos; biológicos.
- Primeiros socorros - noções básicas no local de trabalho: Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); princípios gerais do socorrismo; intoxicação, hemorragias, feridas, queimaduras, picadas de abelhas ou gaivotas e animais rastejantes; lesões ou traumatismos na cabeça, pescoço ou dorso, ossos, músculos e articulações, síndroma da suspensão inerte (trauma de suspensão); dor precordial e acidente vascular cerebral (AVC) – sinais e sintomas; cadeia de sobrevivência; Suporte Básico de Vida; Posição Lateral de Segurança; desobstrução da via aérea; Síndrome da Suspensão Inerte; procedimentos de emergência.
- Trabalhos em Altura – Torres e Mastros - Planeamento e organização do trabalho em altura: legislação, regulamentação e diretivas; tipologia de infraestruturas de redes móveis; estruturas metálicas e torres; coberturas, telhados e escadas portáteis; análise de riscos no trabalho em altura; procedimentos de trabalho e perímetro de segurança; radiações eletromagnéticas; plano de emergência (resgate e primeiros socorros). EPI e sistemas individuais de proteção anti-queda: EPI (seleção, inspeção e manutenção); verificação do EPI; EPC – Equipamentos de proteção coletiva (linhas de vida – características, tipologia, conservação, manuseamento, verificação e manutenção); sistemas de restrição; sistemas de posicionamento; sistema anti-queda; manutenção. Nós e dispositivos de ancoragem: execução de nós e amarrações fundamentais e dispositivos de ancoragem (caracterização e conhecimento). Linhas de vida verticais e horizontais: linhas de vida verticais e horizontais (fixas e temporárias); linhas de vida ancoragens fixas (calha, carril ou cabo de aço); linhas de vida ancoragens temporárias em corda, fita ou cabo de aço. Técnicas de acesso, progressão e posicionamento em estruturas: progressão horizontal e vertical com corda ou cinta em Y (estruturas); posição de trabalho com corda ajustável de posição; torres e mastros (progressão em estruturas metálicas e posicionamento de trabalho). Movimentação de cargas - sistema de desmultiplicação de forças: desmultiplicação simples (roldana + bloqueador); elevação de cargas através de sistema de desmultiplicação 2:1/3:1/5:1.
- Trabalhos em Altura – Telhados e Coberturas - Utilização de escadas (fixas e móveis): progressão em escada fixa com ou sem linha de vida, uso de escada móvel. Equipamentos de proteção - linhas de vida fixas e temporárias: linhas de vida - características, tipologia, conservação, manuseamento, verificação e manutenção. Utilização de linha de vida temporária - selecionar o sistema anti-queda adequado: montagem e utilização de linha de vida temporária, trabalho em sistema anti-queda e de restrição de queda, uso de anti-queda retrátil. Aplicações práticas dos nós fundamentais: execução de nós e amarrações fundamentais. Plano de emergência (resgate e primeiros socorros).
- Resgate em Infraestruturas: seleção de equipamentos para regate; planos de resgate; montagem e utilização de aparelho de evacuação; montagem e utilização de equipamento reversível; procedimentos em caso de acidente.
- Duração: 50 horas.
![Formação GTRM 2 Formação GTRM 2](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-GTRM-2.jpg)
UFCD 10673: Segurança no Acesso e Resgate por Cordas a Infraestruturas de Rede Móvel
- Conteúdo Programático:
- Planeamento e organização do trabalho em altura – Acesso por cordas: legislação, regulamentação e diretivas; normas Europeias e Portuguesas; princípios gerais de prevenção; análise de riscos no trabalho em altura na vertical – noções básicas de física aplicada aos trabalhos em altura; procedimento de trabalho e perímetro de segurança (procedimento em caso de acidente); plano de emergência interno (resgate e primeiros socorros).
- Equipamento para o acesso e posicionamento por cordas: EPI anti-queda (seleção, inspeção e manutenção); verificação de EPI (importância dos materiais dos EPI e sua manutenção); EPI utilizados nos trabalhos em altura: normas, características, manutenção adequada aos equipamentos, aspetos a considerar no armazenamento e controle dos EPI; EPC – Equipamentos de proteção coletiva; Anti-queda para corda; bloqueadores/ascensores; descensores; corda/mosquetões/conetores; assento de trabalho.
- Nós e amarrações: sistemas de amarração e de ancoragem (amarrações típicas utilizadas em trabalhos de acesso por cordas); nós de nível avançado.
- Manobras de acesso vertical por cordas: montagem de corda de trabalho e de corda de segurança; subida curta (subir com o descensor); subida/descida (subida com bloqueadores e trocar para descensor); desvios (simples/duplo); passagem de nós; obstruções verticais nas esquinas; passagem de proteção de corda.
- Técnicas de progressão em cordas: progressão em cordas fixas na descida – aspetos técnicos – descida (rappel); progressão em cordas fixas na subida – aspetos técnicos – subida (jumar).
- Resgate em estruturas e suspensão: aparelhos e dispositivos para resgate no sistema de cordas (execução de resgate no local com acompanhamento); resgate em infraestruturas; procedimento em caso de acidente; técnicas de primeiros socorros em situação de acidente de trabalho.
- Duração: 25 horas.
Plataformas Elevatórias (IPAF)
![Formação IPAF Formação IPAF](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-IPAF.jpg)
Manobrador:
- 3A (tesoura)
- 3B (telescópica)
- 3A+3B
- 1B (sobre veículo)
- Conteúdo Programático:
- Introdução - instalações, objetivos, resumo sobre o cartão PAL, declaração de saúde e aptidão física e teste teórico antes do curso.
- Legislação e diretrizes.
- ISO 18878, Norma Europeia 89/655/EEC– 95/63/EEC (art. 7 e art. 5) (para Portugal, NP ISO 18878, Norma Europeia 89/655/EEC– 95/63/EEC (art. 7 e art. 5)).
- EN 280- Mobile elevating work platforms - Design calculations - Stability criteria - Construction - Safety - Examinations and tests (é necessário manter esta norma apenas no caso de serem ministrados cursos para instrutores).
- Portugal: Regime Jurídico de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho: Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro com a redação dada pela Lei 3/2014 de 28 de Janeiro de 2014.
- Portugal: Estabelece as regras a que deve obedecer a colocação no mercado e a entrada em serviço das máquinas bem como das quase-máquinas: Decreto-Lei n.º 103/2008 de 24 de Junho.
- Portugal: Diretiva Equipamentos de Trabalho - Prescrições mínimas em termos de saúde e de segurança dos trabalhadores na utilização de EPI: Decreto-Lei n.º 348/93.
- Portugal: Prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho. Decreto-Lei nº 50/2005.
- Categorias de PEMT/PTA: diferentes grupos/tipos de PEMT/PTA, descrição de cada e outros cursos disponíveis.
- Categorias de PEMT/PTA: estabilização, nivelamento, opções de acionamento no chassi, mesa giratória, conjunto pantográfico/braço/lança e seleção de PEMT/PTA.
- Familiarização e verificações antes do uso: familiarização, verificações de pré-utilização, verificação da bateria antes do uso, comandos e dispositivos de segurança, defeitos e descida de emergência.
- Métodos de operação segura e riscos: movimentação e deslocamento, montagem, operação, estacionamento e reabastecimento.
- Formação/treinamento prático.
- Duração: 8 horas (cada classe de manobrador).
Formação Básica em Segurança (IEP)
![Formação FBS IEP Formação FBS IEP](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-FBS-IEP.jpg)
Formação Básica em Segurança
- Conteúdo Programático: atitudes pró-activas de segurança; princípios gerais de segurança (avaliação de riscos, EPI e EPC, sinalização de segurança); práticas de trabalho seguro (Autorizações de Trabalho e Consignações); trabalhos com riscos especiais (trabalhos em altura, trabalhos na proximidade de eletricidade, trabalhos na via pública, trabalhos em valas e escavações, e trabalhos em túneis ou galerias); máquinas e equipamentos de trabalho; movimentação manual de cargas; segurança contra incêndio; agentes químicos (substâncias e preparações perigosas); agentes físicos (ruído e vibrações); acidentes de trabalho e doenças profissionais.
- Duração: 14 horas.
Andaimes
![Andaimes 2 Andaimes 2](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Andaimes-2.jpg)
Montagem e Desmontagem de Andaimes
- Conteúdo Programático: enquadramento legal e responsabilidades; perigos e riscos associados aos trabalhos; equipamentos de protecção colectiva e individual; sistemas de andaimes utilizados e seus componentes; procedimentos de montagem e segurança de andaimes; montagem e desmontagem em segurança do andaime.
- Duração: 16 horas.
![Formação Andaimes Formação Andaimes](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-Andaimes.jpg)
Inspeção e Certificação de Andaimes
- Conteúdo Programático: enquadramento legal e responsabilidades; equipamentos de protecção colectiva e individual; sistemas de andaimes, componentes e procedimentos de montagem; pontos de verificação dos andaimes.
- Duração: 8 horas.
Empilhadores
![Formação Empilhadores Formação Empilhadores](https://jorgelozano.pt/wp-content/uploads/2024/12/Formacao-Empilhadores.jpg)
Operador de Empilhadores
- Conteúdo Programático: a necessidade do curso de operador de máquinas de movimentação de cargas; legislação, regulamentação e diretivas; normas construtivas, componentes e nomenclaturas; interpretação das informações técnicas de fábrica; diagramas de carga; capacidade, elevação e estabilidade; cuidados e manutenção dos equipamentos; identificação, classificação e aplicação dos diferentes tipos de máquinas; princípios gerais de funcionamento; regras gerais de utilização dos equipamentos; segurança na utilização de empilhadores; operação com máquinas de condução apeada, empilhadores frontais, retrácteis e telescópicos (como Manitou, JCB, entre outros fabricantes); princípios de manutenção geral, restrita e específica das baterias de tracção; simulação final com utilização, condução e manobras das máquinas disponibilizadas.
- Duração: 16 horas (curso inicial) / 8 horas (reciclagem).
Estatísticas Acumuladas da Formação
1
Cursos
1
Formandos
1
Horas de Formação
Formação GWO - Índice de Satisfação dos Formandos (2023)